quarta-feira, 2 de junho de 2010

Acupunctura

De acordo com a nova terminologia da Organização Mundial de Saúde, a acupunctura é um método de tratamento chamado complementar.
A Acupunctura é também uma especialidade terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa.
Para a Medicina Tradicional Chinesa existem cinco elementos fundamentais: o fogo, a terra, o metal, a água e a madeira. O funcionamento da medicina tradicional chinesa é explicado com base nas interacções entre estes elementos.
O Yin e o Yang são aspectos opostos de todo o movimento no universo. Hoje, é um conceito considerado quântico que os médicos chineses antigos conseguiram adaptar para a medicina. No corpo do homem existe um equilíbrio que pode ser alterado por diversos tipos de influências, como alimentar, comportamental e muitas outras.
A Acupunctura consiste principalmente na inserção de agulhas filiformes em pontos específicos do corpo humano de forma a tratar ou curar algumas queixas clínicas. Estes pontos específicos do nosso corpo, nos quais se colocam as agulhas, encontram-se nos meridianos energéticos. Estes meridianos são as vias de circulação da energia, ou seja, fluxo do Qi, no nosso corpo, e existem mapas seculares com a sua localização rigorosa.
A Acupunctura funciona porque se colocam as agulhas nesses pontos dos meridianos, regularizando a energia. As doenças, para a Medicina Chinesa, são desequilíbrios energéticos e a Acupunctura é o principal meio para reorganizar a energia de forma a recuperar-se a saúde.
No entanto, muitas pessoas têm medo de recorrer à acupunctura devido ao uso de agulhas. Porém, não há razão para tal uma vez que os acupunctores não trabalham só com agulhas. Os pontos dos meridianos também podem ser estimulados por outro tipo de técnicas como por exemplo: ventosas, moxibustão - calor nos pontos, laser, acupressão - pressão nos pontos com os dedos, entre outras.
Os principais problemas tratados pela Acupunctura, de acordo com a Organização Mundial de Saúde são:
- Problemas dos ouvidos, nariz, olhos e garganta
- Problemas pulmonares
- Problemas digestivos
E principalmente problemas de dores.

Sem comentários: