quarta-feira, 2 de junho de 2010

Introdução

De acordo com os cientistas, investigadores e especialistas das ciências de saúde, medicina complementar é a medicina praticada por médicos que utilizam todos os recursos disponíveis da medicina convencional e a complementam recorrendo a terapêuticas não convencionais, mas de eficácia comprovada. As medicinas complementares são então utilizadas em conjunto com a medicina convencional e como complemento desta.

A medicina tradicional refere-se às práticas de medicina desenvolvidas muito antes da medicina classificada como moderna e que ainda hoje são praticadas por diversas culturas em todo o mundo. As medicinas tradicionais, tal como o nome indica, são praticadas tradicionalmente por uma determinada sociedade ou cultura, isto é, acompanham a história e a tradição de um povo. Este género de medicina, também conhecida como medicina popular, é a soma total do conhecimento técnico, habilidades e práticas com bases nas teorias e crenças de diferentes culturas, explicáveis ou não pela ciência e usadas para a manutenção da saúde assim como para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças físicas e mentais. Abrange terapias com medicação à base de ervas, partes de animais ou minerais, terapias sem medicação (como a acupunctura), terapias manuais e terapias espirituais.

Exemplos de medicina tradicional são: medicina tradicional chinesa, medicina ayurvédica hindu e as várias formas de medicina indígena.

Sem comentários: